Um Estudo Sobre Gênero e Sexualidade no Ensino de Química

A Study on Gender and Sexuality in Chemistry Teaching

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20230022

Resumo

This article presents the results of a state-of-the-art research that aimed to investigate the theme of gender
and sexuality in the teaching of chemistry. The mapping of research was carried out from 2010 to 2021
in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations of Capes (Coordination for Higher Education
Personnel Improvement) and in the Portal of Periodicals of Capes. In the National Meeting of Chemistry
Teaching and National Meeting of Research in Science Education, the period was from 2010 to 2020.
43 works were identified that involved the theme, however only 8 researches involved chemical contents.
A large part of the inventoried researches encouraged the participation of women in the scientific career.
In this sense, it is inferred that the theme gender and its nature involving chemical concepts are still
incipient in chemistry classes.

Biografia do Autor

Isabelle Kuehlewein, UFSC, Campus Blumenau

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Atuou durante a graduação como bolsista de iniciação científica.

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de São João Del Rei

Docente do quadro permanente da UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei. Atua no Departamento de Ciências Naturais. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Química, área de concentração em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como docente do quadro permanente da UFSC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Ciência e no grupo de Pesquisa Co(m)textos. Tem experiência na área de Ensino de Química. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino.

Keysy Nogueira, UFSC, Campus Blumenau

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de São Paulo (2012). Doutora em Ensino de Ciências, subárea Ensino de Química, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2018). O projeto de doutorado estava vinculado ao Plano de Educação e Difusão do CEPID Redoxoma do Instituto de Química da USP financiado pela FAPESP. No curso de pós-graduação, participou do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), na disciplina de estágio supervisionado e na disciplina de planejamento. Atuou como professora de Química no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Participa como colaboradora do grupo PEQuim - Pesquisa em Ensino de Química - http://sites.usp.br/pequim/, coordenado pela professora Dra. Carmen Fernandez. Participa ainda do Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências (EPC), coordenado pela professora Dra. Elaine Pavini Cintra. Coordena o grupo GPFIQ - Grupo de Pesquisa em Formação e Identidade Docente no Ensino de Química e Ciências, que desenvolve pesquisas nas seguintes linhas: Formação de professores, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), Conhecimento docente, Estado da arte e Identidade docente. É pareceristas em algumas revistas nacionais e internacionais. (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

20-12-2023