Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Disponibilizar o arquivo contendo o Manuscrito em Word
  • Enviar carta de apresentação. Neste documento deve-se incluir 5 potenciais avaliadores com os quais não haja conflito de interesse, contendo as seguintes informações: nome completo, e-mail e instituição de origem.
  • Incluir todos os autores no sistema, com e-mail, além de disponibilizar o ORCID de ao menos um dos autores
  • Disponibilizar os arquivos originais dos esquemas (arquivos .cdx), gráficos, figuras e tabelas. Estes arquivos devem ser nomeados conforme a legenda. Ex.: Figura 1
  • Inserir resumo gráfico em formato .png, com no mínimo 300 dpi de resolução
  • Para artigos em lnglês é necessário encaminhar documento que comprove a revisão do mesmo por empresa especializada ou nativo

Diretrizes para Autores

Para submissão de trabalhos, os autores deverão:

1. Cadastrar-se na plataforma da RVq preenchendo as opões como “autor” e “leitor”.
2. Acessar a plataforma na condição de autor e seguir as instruções para submissão.
Observação: Os trabalhos poderão ser submetidos somente através da plataforma.

Os materiais para publicação deverão obedecer aos seguintes requisitos:
1. Não devem ter sido submetidos a nenhum outro meio de divulgação
2. No caso de mini-revisões e artigos de divulgação deverão ter cerca de 10 páginas. No caso de resenhas e ponto de vista, deverão ter de 1 a 5 páginas. Como a RVq é uma publicação eletrônica, o limite de páginas não será uma norma obrigatória e caberá aos autores e avaliadores o "bom senso" na busca de certa uniformidade nos artigos publicados.
3. Ser formatados conforme o "Modelo de Manuscrito", incluindo tipo, tamanho e cor de letra (Títulos e sub-títulos), espaço de linha, citação bibliográfica e outros requisitos detalhados no referido modelo.
4. Os manuscritos devem ser acompanhados de resumos e abstract (com título em inglês), de igual teor.
5. Apresentar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave em português e "key words" em inglês.
6. Trazer, quando for material elaborado sob orientação, o nome, titulação e instituição do professor orientador.
7. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição esta deverá ser mencionada.
8. O autor deverá identificar-se indicando sua vinculação institucional, titulação acadêmica, cargo que ocupa (quando for o caso) e áreas de interesse.
9. Ser encaminhados em arquivos no formato .doc.
10. As notas (comentários explicativos e/ou referências), deverão ser listadas ao final do documento seguindo as mesmas normas contidas nas "Instruções aos autores".
11. Os trabalhos deverão ser encaminhados juntamente com a autorização para publicação e a cessão dos direitos editoriais para a RVq.
12. As figuras e tabelas devem possuir legendas conforme descrito nas "Instruções aos autores".

Ver instruções detalhadas em "Instruções aos autores".

Artigos

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos inéditos de pesquisa, de divulgação do conhecimento químico ou comentários de especialistas sobre a química para os diferentes níveis de formação dos profissionais na área. Os trabalhos devem ser originais e seguir a forma de apresentação, contendo Introdução, Resultados e Discussão, Parte Experimental, Conclusão, Agradecimentos, Referências Bibliográficas e Informação Suplementar (se houver), de acordo com as características de cada trabalho.

In Focus

Esta seção aceita contribuições quanto ao uso de catalisadores em sínteses orgânicas ou inorgânicas. Os trabalhos desta categoria deverão ser submetidos em inglês.

Métodos de Preparação Industrial de Solventes e Reagentes Químicos

Esta seção aceita contribuições que tenham como objetivo a apresentação de informações que normalmente não são encontradas nos livros-textos, mas que devem ser do conhecimento de estudantes e professores de Química, e de áreas afins. O editor desta seção é o Professor Vitor Francisco Ferreira do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. O público-alvo desta seção são estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, químicos industriais e todos aqueles que se dedicam a Química.

Revisões

Nesta seção poderão ser submetidos trabalhos que busquem realizar um sistemático levantamento de informações a respeito de uma temática relacionada a química, resumindo, analisando e discutindo as informações e dados na perspectiva de apresentar uma visão crítica sobre a área escolhida e, também, atualizando-a em seus vários aspectos teóricos e metodológicos.

Educação

Nesta seção poderão ser submetidos, prioritariamente, trabalhos de pesquisa na área de ensino de química em todos os níveis de ensino, que considerem a devida relação entre o referencial teórico o método e a técnica de análise dos dados. Poderão ser aceitos Relatos de Pesquisa ou Experiência, desde que a aplicação de uma atividade/procedimento/método descreva adequadamente como foram realizadas, sua eficácia e as possibilidades de reprodução da atividade por parte do leitor/professor. Propostas de atividades/experimentos/práticas sem a devida análise de sua aplicação, devem ser devidamente justificadas na submissão.

Número Especial: A Ciência Desenvolvida pelos Jovens Pesquisadores no Brasil

Número especial :“A ciência desenvolvida pelos Jovens Pesquisadores no Brasil”


O comitê JOVENS PESQUISADORES - SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (JP-SBQ) é um órgão, fundado em 2018, cuja missão é promover a representatividade dos jovens pesquisadores e pesquisadoras em início de carreira, associados à SBQ, na comunidade científica brasileira e internacional. Dentre os nossos objetivos estão a criação e manutenção de ambientes colaborativos, que possibilitem diálogos entre jovens pesquisadores(as), considerando a diversidade das grandes áreas que compõe a Química, bem como a ampla distribuição regional, através de diferentes canais de comunicação e ações de networking. Nesse sentido, o comitê JP-SBQ atua nas diversas frentes de representatividade pelo intermédio de diversas ações, tais como: organização de Simpósios, Workshops e Webinários; divulgação das ações por meio de boletins e podcasts, além de promover uma grande diversidade de ações de divulgação científica nas redes sociais. Todas essas ações são desenvolvidas buscando um engajamento significativo dos(as) jovens pesquisadores(as) pertencentes à comunidade química, além de promover a divulgação internacional da entidade.
Para corroborar com nossas atividades, gerar maior visibilidade das ações e democratizar o teor das pesquisas desenvolvidas pelos(as) jovens pesquisadores(as) que atuam no Brasil, a JP-SBQ propõe uma Edição Especial intitulada “A ciência desenvolvida pelos Jovens Pesquisadores no Brasil” cuja edição será publicada na Revista Virtual de Química (RVq) (previsão mês/2022). O objetivo da edição especial é realizar uma coletânea de artigos científicos que possibilite, para além da divulgação científica, ações de possíveis colaboração interinstitucionais no sentido de viabilizar o desenvolvimento científico e tecnológico.
Serão apreciados artigos cujas pesquisas estejam inseridas nas diferentes áreas da Química, especialmente no que concerne às divisões científicas da SBQ, a saber:
• Alimentos e Bebidas
• Catálise
• Eletroquímica e Eletroanalítica
• Ensino de Química
• Físico Química
• Fotoquímica
• Produtos Naturais
• Química Ambiental
• Química Analítica
• Química de Materiais
• Química Inorgânica
• Química Medicinal
• Química Orgânica
Em conformidade com as políticas de editoração da RVq, no processo de avaliação serão considerados artigos (inéditos, de divulgação do conhecimento químico ou comentários de especialistas sobre a química para os diferentes níveis de formação dos profissionais na área), In focus, métodos de preparação industrial de solventes e reagentes químicos, e revisões e artigos na área de ensino. Seguindo a temática proposta, o autor correspondente deve ser um(a) jovem pesquisador(a) (pesquisadores na pós-graduação ou pesquisadores que tenham defendido o doutorado nos últimos 10 anos).

Os artigos devem ser submetidos até 31 de outubro de 2022.

Número Especial: Química para o Desenvolvimento Sustentável

“Química para o Desenvolvimento Sustentável”

 

A UNESCO estabeleceu o ano de 2022 como “Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” (https://www.iybssd2022.org/en/home/). A Revista Virtual de Química pretende participar desse desafio considerando sua reconhecida natureza interdisciplinar de divulgação da Ciência, o que permite fundir ideias e conceitos de diferentes áreas para impulsionar o desenvolvimento de uma ciência química mais sustentável.

 

Tradicionalmente a RVq publica números especiais temáticos destinados à disseminação de artigos de divulgação científica com avaliação por pares. Destacamos o recente número especial sobre Biomassa (https://rvq.sbq.org.br/default.asp?ed=53) com artigos de alta qualidade que indicam para o seu público a importância de se trabalhar a sustentabilidade e o ciclo de renovação de materiais. Para o número especial sobre o tema “Química para o Desenvolvimento Sustentável” os editores da RVq convidam a comunidade científica para contribuírem com artigos de divulgação nessa edição temática que está agendada para publicação em maio de 2022.

 

São bem-vindos artigos que foquem na relação entre sustentabilidade, meio ambiente, química verde, produção e integração, assim como simbiose industrial, economia circular, desenvolvimento de processos “scale-up” sustentáveis, cadeias produtivas de materiais renováveis como insumos para Química Fina, processos com minimização de resíduos, processos limpos de produção de bioplásticos, produção de nanomateriais de baixa toxidade e de fácil degradação, eliminação de solvente agressivos, etc.

 

Os autores são convidados a enviar artigos completos ou revisões, os quais, em conformidade com a temática do número especial, devem se enquadrar claramente em pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (https://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals), preferencialmente os destacados acima.

 

Os artigos devem ser enviados eletronicamente via plataforma de submissão da RVq, e serão analisados por pelo menos dois revisores quanto à relevância, originalidade, correção e qualidade. Durante a submissão, é importante deixar claro que o artigo se destina a este Número Especial.

 

O prazo para submissão dos manuscritos para este Número Especial se encerrará em 30 de dezembro de 2021.

 

É importante lembrar que a RVq está totalmente comprometida com a iniciativa Open Access, na qual os autores devem cobrir parte dos custos de publicação de seus artigos. Neste contexto, a RVq garantirá o acesso gratuito de leitores de todo o mundo aos artigos deste Número Especial assim que forem publicados online com o respectivo DOI no site da revista (https://rvq.sbq.org.br/) e nas mídias sociais (https://www.instagram.com/revistavirtualdequimica/ https://www.facebook.com/revistavirtualdequimica (https://www.youtube.com/channel/UC3jm1XOsLXp5CKiVFRp7AHg).

 

Editores da RVq

Número Especial: Centenário da Mecânica Quântica

Prezados Colegas e Pesquisadores,


É com grande prazer e antecipação que convidamos vocês a contribuírem para o número especial
comemorativo do centenário da Mecânica Quântica. Como Editores Convidados, temos o privilégio de
coordenar uma coleção de artigos que homenageiam as profundas contribuições de Werner Heisenberg,
Erwin Schrödinger e Max Born.
Em 1925, Werner Heisenberg introduziu a mecânica matricial, revelando o princípio revolucionário da
indeterminação e alterando para sempre nossa compreensão da medida física. Este trabalho seminal
lançou as bases para o princípio da incerteza, um dos pilares da teoria quântica.
No ano seguinte, a equação de onda de Erwin Schrödinger forneceu um poderoso arcabouço
matemático para descrever o comportamento de sistemas quânticos, inaugurando a era da mecânica de
ondas e moldando o desenvolvimento da teoria quântica.
A interpretação probabilística da função de onda de Max Born, também proposta em 1926, ofereceu
insights profundos sobre a natureza inerentemente probabilística dos fenômenos quânticos, desafiando
o determinismo clássico e pavimentando o caminho para a formulação probabilística da mecânica
quântica.

Ao celebrarmos o centenário da mecânica quântica, é um momento oportuno para refletir sobre as
notáveis conquistas do último século e traçar um curso para o futuro da pesquisa quântica. Convidamos
contribuições que abranjam uma ampla gama de tópicos, desde princípios fundamentais e avanços
teóricos até descobertas experimentais e aplicações interdisciplinares, além das fronteiras dos futuros
avanços de uma nova era da computação quântica.
Seja você é um pesquisador estabelecido ou um estudioso emergente, convidamos a compartilhar seus
insights, perspectivas e descobertas. Vamos embarcar juntos em uma jornada de exploração e
descoberta enquanto prestamos homenagem ao legado duradouro da mecânica quântica e preparamos o terreno para o próximo século de investigação quântica.
Esperamos ansiosamente suas contribuições e aguardamos com expectativa a oportunidade de
apresentar os mais recentes avanços na pesquisa quântica neste número especial comemorativo.

 

Número Especial: Tecnologias Digitais no Ensino de Química

A Revista Virtual de Química convida autores e autoras a submeter textos de pesquisa e
relatos de experiência sobre a temática Tecnologias Digitais no Ensino de Química.
A utilização das Tecnologias Digitais no ensino de Química tem crescido nos últimos
anos, principalmente devido aos avanços das tecnologias na sociedade, o que impacta
também no ambiente educacional. Se, no passado, o acesso as tecnologias era
relativamente limitado, atualmente o acesso, via dispositivos móveis, tornou-se ubíquo.
No Brasil, há vários pesquisadores que se debruçam sobre os avanços das tecnologias
digitais no ensino de Química, quer seja incorporando nos diferentes níveis de ensino,
quer seja na investigação dos distintos recursos digitais. Os diversos recursos didáticos
digitais vêm sendo uma das alternativas frequentemente utilizada por educadores nos
processos de ensino e aprendizagem nas escolas e universidades. Para o ensino de
Química, ao mesmo tempo em que esses avanços abrem novas alternativas e
possibilidades, também trazem uma série de desafios e riscos.
Diante deste cenário, o presente dossiê pretende dar visibilidade às pesquisas que se
ocupam dos mais recentes desenvolvimentos na área de interface entre as tecnologias
digitais e o Ensino de Química.
Deve-se justificar o enquadramento do texto nessa convocação na Carta de Apresentação
e selecionar no item Tipo do Manuscrito a opção Tecnologias Digitais no Ensino de
Química. Os textos submetidos em função dessa convocação devem seguir as Normas de
Submissão da RVQ.
O campo das Tecnologias Digitais é amplo, incluindo o uso de softwares, multimídia,
vídeos, até podcastings, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, redes
sociais, entre outras propostas correlatas.
Serão aceitos dois tipos de submissão:
ü Textos que tragam discussões teórico-metodológicas ou epistemológicas sobre a
temática, com o uso de referenciais teóricos claros, objetivos e questionamentos
de pesquisa explicitados no corpo do texto. A metodologia utilizada, a análise e
discussão dos resultados de forma crítica, bem como as contribuições do trabalho
para a área das tecnologias digitais no ensino de química, também devem ser
apresentadas (limite de páginas: 25).
ü Relatos de experiência que descrevam aplicações das tecnologias digitais em sala
de aula para estudantes dos níveis básico e superior, desde que justificadas as
inovações em sala de aula e que contenham discussão dos resultados apresentados.
Não serão aceitos: proposições sem a devida aplicação e análise dos resultados;
proposições de construção de recursos digitais (como jogos, aplicativos etc.) sem
sua validação com descrição dos resultados (limite de páginas: 20).
Abaixo, segue o calendário editorial dessa chamada:
17/05/24: Lançamento da chamada;
31/08/24: Prazo máximo para envio dos textos;
31/10/24: Prazo máximo para conclusão da primeira avaliação;
15/11/24): Prazo máximo para envio de correções;
Dezembro/2024: Publicação dos textos aceitos no fascículo.


Quaisquer dúvidas a respeito dessa chamada podem ser encaminhadas por e-mail: rvq.editor.brunoleite@gmail.com

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Os nomes e endereços de e-mail informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.