A Aplicação de uma Sequência Didática na Temática Drogas através do Arco de Maguerez
Palavras-chave:
Sequência Didática, Arco de Maguerez, DrogasResumo
: O processo de popularização da internet é considerado um dos grandes avanços da tecnologia. Por exemplo, as buscas por informações podem ser realizadas através de ferramentas que proporcionam inúmeros resultados. Contudo, a proliferação dessas informações, muitas vezes de caráter falacioso, tem ocasionado a divulgação de inúmeras teorias conspiratórias. Muitas dessas suposições questionam alguns dos princípios científicos básicos. Como resultado, nos últimos anos, percebe-se uma parcela crescente da sociedade que observa o conhecimento científico com desconfiança. O objetivo da pesquisa é aplicar uma sequência didática a estudantes concluintes do ensino básico para discutir a relevância da ciência e de seu profissional. A estratégia para a problematização foi o Arco de Maguerez, pois é uma metodologia que permite o protagonismo do educando ao longo de todas as suas etapas. A temática escolhida foi drogas, devido a sua importância histórico-cultural para o desenvolvimento das civilizações e aos inúmeros impactos nas sociedades contemporâneas. Dentre as atividades realizadas ao longo da sequência didática estão a aplicação e discussão de um questionário, identificação experimental do etanol e um projeto final, planejado e executado pelos estudantes. O desenvolvimento do trabalho mostrou-se uma estratégia válida para a abordagem do tema, pois proporcionou o protagonismo dos estudantes e provou reflexões sobre as suas representações sociaisPublicado
29-06-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.