Uma Proposta para a Abordagem da Tabela Periódica no Ensino Médio e nos Cursos de Formação de Professores de Ciências a partir do Tema Metais
Palavras-chave:
metais, tabela periódica, contextualização, dinâmicas de grupoResumo
A Tabela Periódica é uma ferramenta que compreende todos os elementos químicos conhecidos e que nos permite prever suas características e propriedades. Sua abordagem no Ensino Médio é baseada apenas na memorização dos elementos e de suas propriedades, sem nenhuma contextualização, um reflexo do ensino tradicional deste conteúdo nos cursos de licenciatura. Neste artigo é apresentada uma proposta didática lúdica para a abordagem da Tabela Periódica a partir do tema metais. Ela pode ser utilizada no Ensino Médio e nos cursos de formação inicial e continuada de professores. A proposta é constituída por duas dinâmicas de grupo que permitem contextualizar a presença de elementos químicos metálicos em objetos/produtos do cotidiano dos estudantes e explorar, de forma lúdica, a construção e organização da Tabela Periódica, possibilitando assim que os conteúdos tornem-se relevantes para esses alunos e sejam compreendidos por eles.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.