Experimentação como estratégia para abordar a temática Nanotecnologia no Ensino Médio numa perspectiva CTSA

Autores

  • Camila G. Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

nanotecnologia, ensino de química, vídeos didáticos.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação de caráter qualitativo, sobre o uso da experimentação com enfoque na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para abordagem dos conteúdos de estrutura atômica e propriedades dos materiais a partir da temática Nanotecnologia. A pesquisa foi realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio noturno de uma escola pública estadual da cidade de Porto Alegre, RS, no ano de 2019. Os dados foram coletados com questionário aplicado, antes e depois das intervenções pedagógicas propostas no produto educacional desenvolvido no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O produto educacional contempla atividades práticas de síntese utilizando materiais de baixo custo e geração de resíduos inócuos: (i) uma de nanopartículas de prata, bem como sua caracterização, pelo efeito Tyndall e sua aplicação como controle bacteriológico; e (ii) outra de nanopartículas magnéticas de Fe3O4 apresentando sua utilização, através de vídeos, na remediação ambiental, carreadoras de fármacos, tratamento de tumores e na mineração. As sínteses realizadas foram disponibilizadas na forma de protocolos de procedimentos e vídeos didáticos com a execução das mesmas para posterior consulta e revisão dos conceitos relacionados a cada um dos experimentos. As respostas obtidas foram comparadas e verificou-se que a realização das atividades do produto educacional favoreceu o processo de ensino e aprendizagem.

Publicado

29-06-2021