Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis

Autores

  • Luan D. de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

TICs/TDICs, recursos educacionais, ferramentas tecnológicas, Ensino de Química, COVID-19.

Resumo

O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação promoveu transformações em diversos setores de nossa sociedade, entre eles a área educacional. Por esse motivo, as metodologias de ensino precisam estar cada vez mais relacionadas com a tecnologia. Além disso, situações de crise emergenciais (como a atual pandemia de COVID-19) ocasionaram mudanças drásticas em nosso modo de agir, de viver, conviver, e de ensinar-aprender. Neste sentido, novas abordagens educacionais estão sendo pesquisadas, desenvolvidas e implementadas, na tentativa de adequar a educação aos avanços incessantes e mudanças globais. Assim, no intuito de fazer uma breve revisão, e ao mesmo tempo apontar caminhos para a pesquisa ou utilização de recursos tecnológicos no ensino, foi elaborado o presente texto, que visa explanar, mesmo que de forma modesta, algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para o Ensino de Química – nos diversos níveis e modalidades educacionais desta ciência.

Publicado

29-06-2021