O ensino de energia em ciências: breve levantamento dos trabalhos publicados sobre o tema

Autores

  • Leonardo Fillipe de Souza e Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

conceito de energia, ensino de ciências, ensino de química, revisão

Resumo

O conceito de energia é um dos temas mais importantes no ensino de Ciências da Natureza, porém é abstrato, apresenta uma complexidade histórica e uma relativa dificuldade em ser ensinado e assimilado. No Brasil, documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e os complementos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) incentivam a interdisciplinaridade e contextualização do ensino, utilizando o conceito de energia como exemplo. Neste sentido, uma revisão dos trabalhos publicados sobre o assunto pode ajudar a identificar propostas de abordagem, novos direcionamentos para pesquisa e contribuir para uma melhora no ensino e na aprendizagem do conceito. Nesse artigo é apresentada a evolução do tema ao longo do tempo, incluindo a revisão de trabalhos que fizeram a análise do conceito em livros do ensino básico, desenvolveram métodos de ensino e abordagem do tema associados a uma avaliação do impacto no aprendizado, além de concepções sobre o conceito de energia a partir da visão dos alunos

Publicado

29-06-2021