O ensino de energia em ciências: breve levantamento dos trabalhos publicados sobre o tema
Palavras-chave:
conceito de energia, ensino de ciências, ensino de química, revisãoResumo
O conceito de energia é um dos temas mais importantes no ensino de Ciências da Natureza, porém é abstrato, apresenta uma complexidade histórica e uma relativa dificuldade em ser ensinado e assimilado. No Brasil, documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e os complementos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+) incentivam a interdisciplinaridade e contextualização do ensino, utilizando o conceito de energia como exemplo. Neste sentido, uma revisão dos trabalhos publicados sobre o assunto pode ajudar a identificar propostas de abordagem, novos direcionamentos para pesquisa e contribuir para uma melhora no ensino e na aprendizagem do conceito. Nesse artigo é apresentada a evolução do tema ao longo do tempo, incluindo a revisão de trabalhos que fizeram a análise do conceito em livros do ensino básico, desenvolveram métodos de ensino e abordagem do tema associados a uma avaliação do impacto no aprendizado, além de concepções sobre o conceito de energia a partir da visão dos alunosPublicado
29-06-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.