Unidade Temática sobre mineração do carvão: uma proposta para o ensino de termoquímica com enfoque CTS
Palavras-chave:
Ensino de físico-química, Mestrado Profissionalizante, ContextualizaçãoResumo
Este trabalho, de natureza qualitativa, visa analisar o processo de elaboração e validação de uma Unidade Temática (UT) fundamentada na perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre conteúdos de termoquímica, a partir da temática mineração do carvão. Para tanto, inicialmente foi utilizado o instrumento proposto por Silva e Marcondes (2015) para detalhamento da análise da UT. Além disso, a UT foi avaliada por professores de Química atuantes no Ensino Médio e por pesquisadores da área de Ensino de Química quanto à adequação conceitual e convergências ao enfoque CTS. Os resultados apontam que o conjunto de atividades da UT converge aos princípios da perspectiva CTS. Portanto, pode favorecer a reflexão dos estudantes acerca dos impactos ambientais e sociais da mineração e da produção de energia elétrica através de fontes não renováveis.
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