Plano Orientador “Grupos cromóforos e sua relação com a cor”: produto educacional para uma abordagem experimental investigativa da Química Orgânica no Ensino Médio

Autores

  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

experimento investigativo, corantes, habilidades cognitivas, Ensino de Química.

Resumo

Este trabalho apresenta um Plano Orientador para o desenvolvimento de uma atividade experimental investigativa voltada para o estudo de conceitos de Química Orgânica no Ensino Médio. O Plano Orientador “Grupos cromóforos e sua relação com a cor” constitui parte do produto educacional desenvolvido no contexto do PROFQUI da UFRGS. Por intermédio desse plano é possível abordar as características estruturais de alguns corantes, como funções orgânicas e estruturas químicas, densidade eletrônica e polaridade das moléculas; forças intermoleculares; propriedades físicas; método de separação de substâncias em uma mistura (Cromatografia em papel e em coluna). Neste artigo são apresentados os referenciais teóricos para a elaboração de experimentos investigativos com o propósito de desenvolver habilidades cognitivas de alta ordem, tais como selecionar e avaliar informações para a resolução de problemas, além de generalizar os tópicos estudados em outros contextos. O experimento apresentado é classificado quanto ao nível de exigência cognitiva requerido pelas questões propostas para os alunos como de nível 3 e, em relação à participação requerida dos estudantes para sua execução, ou seja, o grau de liberdade, se enquadra na categoria V. Por fim, é apresentada uma proposta para o desenvolvimento das etapas do Plano Orientador, considerando a realidade da disciplina de Química no Ensino Médio. Almeja-se que os estudantes compreendam as interferências das estruturas químicas e propriedades físicas dos pigmentos nas interações com o adsorvente e que sistematizem as informações obtidas para a resolução da situação-problema.

Publicado

29-06-2021