Stop Motion e Semiótica na Criação Audiovisual: elementos de uma atividade com estudantes no Ensino Médio
Palavras-chave:
Stop Motion, Produção Audiovisual, Ensino de Química, Semiótica, PeirceResumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação conduzida a partir de atividade com estudantes do Ensino Médio de Química na produção de animações usando a técnica de Stop Motion. Tomamos a secundidade como fundamento semiótico, na perspectiva Peirciana, para organizar uma situação de ensino que colocasse os estudantes como criadores de animações sobre o tema de reconhecimento das funções da química orgânica. Os resultados revelam que os estudantes em sua maioria estiveram engajados na produção com a técnica de Stop Motion. Todavia, as formas figurativas encontradas nessas produções manifestaram-se prioritariamente como réplicas, sinsignos icônicos com tipificações singulares, mas que atribuímos como reproduções daquelas criadas pelo professor, usadas na aula e na oficina da atividade. Em conclusão, assumimos a necessidade de novas investigações que encarnem sentido criativo nas produções do professor, implementem oficinas com situações problema, articulem a integração desse tipo de atividade no plano político pedagógico institucional, e que continuem a investir na criação audiovisual em situações de sala de aula como forma de descentrar as perspectivas tradicionais de contexto escolar baseadas em exames.
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