Educação Ambiental e Ensino de Química: relato docente sobre atividades pedagógicas para abordar o conteúdo curricular

Autores

  • Angela Sanches Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20210032

Palavras-chave:

Experimentação, Jogos Didáticos, E-lixo, Agrotóxicos, Rochas e Minerais, Água Mineral

Resumo

O meio ambiente é um tema transversal da legislação brasileira e, como tal, deve ser abordado por todos os professores da educação formal, independentemente da área e nível escolar. A Educação Ambiental se mostra essencial e pode ser realizada concomitantemente ao ensino do conteúdo curricular, exigindo criatividade e planejamento por parte dos professores. Sob este ponto de vista, o conteúdo de Química pode ser trabalhado de diferentes maneiras, uma vez que as substâncias compõem toda a matéria viva e não viva do planeta terra. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo realizar o relato de experiência docente de atividades elaboradas e aplicadas para abordar quatro temas ambientais em aulas de Química, no sentido de desenvolver o senso crítico para formar cidadãos conscientes. As atividades foram elaboradas na forma de três sequências didáticas e uma atividade experimental e aplicados em aulas de diferentes turmas do nível médio de uma escola da rede privada e uma da rede pública. Os temas selecionados foram resíduos eletrônicos, agrotóxicos, rochas e água mineral, e envolveram aulas expositivas, pesquisas, rodas de conversas, jogos didáticos e experimentação. As atividades elaboradas foram implementadas, sendo possível abordar os elementos químicos, tabela periódica, funções orgânicas e condutividade elétrica de maneira motivadora e lúdica. Os alunos participaram ativamente das aulas, incluindo debates e manipulação das ferramentas pedagógicas utilizadas, sendo possível identificar a evolução deles quanto ao incremento de conhecimento sobre os temas ambientais. Eles se mostraram muito interessados pelos temas e ficaram surpresos por verificarem como o conteúdo de Química está presente no cotidiano, e não apenas na escola. Verificou-se que os diferentes conteúdos curriculares foram trabalhados no contexto ambiental e o interesse dos alunos em expandir seu conhecimento sobre os efeitos danosos do ser humano na natureza aponta para a possibilidade de mudança de comportamento frente aos danos ambientais, como esperado no âmbito da educação para a cidadania.

Downloads

Publicado

29-06-2021