Composição Proximal e de Ácidos Graxos da Farinha de Chia Parcialmente Desengordurada
Palavras-chave:
Salvia hispanica L., alfa linolênico, ômega-3, farinha de chia parcialmente desengordurada, proporção ômega 3, ômega-6Resumo
Resumo – A farinha de chia parcialmente desengordurada (FCPD) é um coproduto obtido da extração do óleo de sementes de chia (Salvia hispanica, L.). A composição proximal e também de ácidos graxos foram realizadas com o objetivo de avaliar o potencial nutricional da FCPD. Foram encontrados teores elevados de proteínas (30,15 %) e carboidratos (41,60 %), e capacidade de absorção de água de 10,53 g.g-1de amostra. Os valores encontrados de ômega-3 (?-3, 8,0 %) e ômega-6 (?-6, 3,1 %) foram elevados, o que torna a FCPD uma fonte desses ácidos graxos. Ainda, a proporção ?-3:?-6 encontrada foi de 2,5:1, um valor dentro da faixa apropriada (2-5:1) para as necessidades do organismo humano. As características apresentadas fazem da FCPD um produto de alto valor nutricional e de uso vantajoso na formulação de produtos alimentícios.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.