Planejamento Pedagógico Reverso Aplicado ao Experimento “Método da Fronteira Móvel”

Autores

  • Angela Sanches Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Experimentação, Mobilidade Iônica, Eletroquímica, Ensino Superior

Resumo

A quantidade de alunos matriculados nas instituições de ensino superior tem aumentado nos últimos anos, o que pode ser explicado pelas políticas públicas de ampliação deste setor. No entanto, assim como ocorre na educação básica brasileira, o ensino superior também apresenta um cenário repleto de problemas, dentre eles a evasão. Os cursos de ciências exatas apresentam os piores números estatísticos relacionados ao abandono, incluindo os cursos ligados à Química. Dentre os problemas aparece a dificuldade de aprendizado e o elevado grau de abstração, o que pode ser minimizado pelo uso de atividades experimentais instigadoras. No campo específico da eletroquímica, verifica-se que os alunos têm dificuldade de compreensão e existe uma escassez de materiais com diferentes abordagens para serem utilizados neste tema, que não seja a montagem de pilhas. No que concerne ao uso da experimentação, quando se discute conceitos de mobilidade e condutividade de íons em solução, uma possibilidade é a determinação do número de transporte, que é definido como sendo a fração de corrente transportada por cada tipo de íon em solução e pode ser determinado por diferentes métodos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi implementar um experimento para determinação do número de transporte, à luz do planejamento pedagógico reverso, de uma solução de ácido clorídrico pelo método da fronteira móvel, para ser utilizado em disciplinas experimentais de físico-química. Os principais produtos gerados foram a construção do aparato experimental e a confecção de um roteiro experimental de apoio para o aluno usar durante a prática. No desenvolvimento deste trabalho foram destacados resultados diferentes do esperado, sendo que essas situações se apresentam como oportunidades ricas para serem discutidos diferentes assuntos ligados ao tema e que podem ser promovidos pelo professor durante as aulas. Alguns desafios epistemológicos trazidos pelos alunos podem ser superados ou desconstruídos através destas situações inesperadas, sendo importante destacar este aspecto. A ocorrência destas situações pode ser provocada, incluindo-se variáveis no roteiro, e podem contribuir no estímulo da curiosidade e no desenvolvimento do raciocínio dos alunos para resolução de problemas e que o docente avalie os resultados da aplicação e realize um retrofit pedagógico do experimento.

Publicado

29-06-2021