Aplicação da extração em ponto-nuvem para determinação de cádmio e níquel em água através de complexos ditiocarbamatos

Mayara Mesquita Santiago, João Carlos da Costa Assunção, Emília Maria Alves Santos, Cynara Reis Aguiar, Bruno César Barroso Salgado

Resumo


O presente artigo relata o desenvolvimento de um método analítico para quantificação dos íons metálicos Cd e Ni utilizando pré-concentração em ponto nuvem. A extração em ponto nuvem (EPN) provou ser um método eficiente, barato e seguro para pré-concentração de metais traço em matrizes aquosas. Cádmio e níquel foram extraídos simultaneamente usando complexos de ditiocarbamato, em meio ácido, e quantitativamente extraído com o auxilio do surfactante Triton X-114 e determinado por espectrofotometria de absorção atômica de chama (EAA). Em condições ideais, os limites de quantificação (LQ) foram 4,92 µg L-1 e 17,4 µg L-1 para Cd e Ni, respectivamente. O método foi aplicado para a quantificação de cádmio e níquel na amostra de água, com resultados satisfatórios quanto aos níveis de recuperação.

Palavras-chave


Extração ponto nuvem; Metais Traços; Complexos de ditiocarbamato



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online