Doenças Multifatoriais e os Desafios no Planejamento de Fármacos Multialvos: A Contribuição do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas - LASSBio®

Autores

  • Maria Leticia C. Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Polifarmacologia, fármacos multialvos, doenças multifatoriais, planejamento de fármacos.

Resumo

A habilidade de micromoléculas em interagir com múltiplos biorreceptores é comumente designada pelo termo polifarmacologia. A polifarmacologia representa um novo paradigma no desenvolvimento de fármacos, cujos benefícios têm sido progressivamente reconhecidos e apreciados, principalmente no que se refere ao tratamento de doenças de natureza multifatorial, garantindo incrementos significativos na eficácia e segurança. A presente revisão descreve a contribuição do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas - LASSBio®, ao longo de seus 20 anos de história, na identificação de novos protótipos multialvos, planejados como candidatos a fármacos para o tratamento de doenças de alto impacto socioeconômico e elevada prevalência na população mundial.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150025

Biografia do Autor

Maria Leticia C. Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Química Farmacêutica e Medicinal no Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como pesquisadora nas áreas de Química Medicinal e Síntese Orgânica.

Downloads

Publicado

30-12-2014