Desenvolvimento de Método por CLAE para Quantificação de Orfenadrina, Paracetamol e Cafeína em Formulações Farmacêuticas
Palavras-chave:
Formulações farmacêuticas, Controle de Qualidade, Cromatografia, Validação.Resumo
Um método para determinação de orfenadrina (ORPH), paracetamol (PAR) e cafeína (CAF) usando CLAE foi desenvolvido. O método proposto apresenta um preparo de amostra fácil e de baixo custo usando fase móvel constituída de 80% de água e com determinação direta destes princípios ativos presentes em formulações farmacêuticas. A separação de ORPH, PAR e CAF foi realizada em coluna C18 a 25?C em um fluxo de 1,2 mL min-1 usando como fase móvel acetonitrila/água (20:80, v/v) pH 2,5. O método exibe resposta linear para ORPH, PAR e CAF na faixa de concentração de 0 – 150 mg L-1, 0 – 200 mg L-1 e 5 – 200 mg L-1, respectivamente. Os limites de detecção e quantificação encontrados foram 1,14 e 3,79 mg L-1 para ORPH, 0,05 e 0,17 mg L-1 para PAR e 0,02 e 0,07 mg L-1 para CAF. As recuperações variaram de 98,02 a 101,81% para duas formulações farmacêuticas enriquecidas com estes analitos atestando a exatidão do método proposto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.