A Química como Vocação: Basta Melhorá-la no Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de química, Ensino Médio, Confecção de kits, Material didático.Resumo
O ensino de ciências no Ensino Médio, em particular a Química, é um retrato do atraso da educação no Brasil ao longo de sua história. Além da falta de infraestrutura para as aulas experimentais, há uma carência muito grande de professores dessa disciplina.
Este artigo resume os resultados obtidos em projetos submetidos a dois editais: Edital FAPERJ Nº 08/2012 - Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa – 2012, cujo objetivo foi confeccionar 300 kits com materiais de laboratório para serem distribuídos a professores de Química do Ensino Médio das redes Estadual e Municipal do RJ; e o Edital FAPERJ Nº 31/2012 - Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2012, cujo objetivo foi criar um laboratório de Química para aulas experimentais no Colégio Estadual José Veríssimo, no Município de Magé.
Tanto a confecção dos kits como a criação do laboratório químico Professor Joab Trajano, foram realizadas com sucesso e estão repercutindo de maneira positiva em diversas escolas do Rio de Janeiro, em especial, no Colégio Estadual José Veríssimo, que se tornou um exemplo de modelo para Magé e para todo o estado do Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.