Aplicação de Planejamento de Experimentos para a Otimização da Extração em Ponto de Nuvem para Determinação de Metais em Maquiagem de Olho
Palavras-chave:
Otimização multivariada, extração em ponto de nuvem, metais.Resumo
O planejamento de experimentos é uma ferramenta quimiométrica importante para uma otimização sistemática, permitindo estudar todas as variáveis simultaneamente, reduzindo o número de ensaios, o tempo, reagentes e a geração de resíduos. Neste trabalho, o principal objetivo foi empregar o planejamento de experimentos 22 com pontos centrais e axiais para a otimização da extração em ponto de nuvem para a determinação de cádmio, níquel, chumbo e cobalto por espectrometria de absorção atômica por chama. As variáveis estudadas neste planejamento foram a quantidade de complexante (pirrolidina ditiocarbamato de amônio - APDC) e do surfactante (Triton X-100). Avaliando os modelos matemáticos desenvolvidos a partir dos resultados do planejamento experimental, notou-se que para níquel e cobalto, estas variáveis não se mostraram significativas para o aumento da absorbância. Já para o aumento do sinal do cádmio é necessário diminuir a quantidade de complexante e, para o chumbo, deve-se aumentar a quantidade de complexante e surfactante. Após a otimização, a extração em ponto de nuvem foi aplicada em amostras de maquiagem de olho que apresentaram concentrações destes metais entre 4,96 a 14,03.101 mg.kg-1. Estes valores estão de acordo com os limites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que estabelece limites de 20 mg.kg-1 a 100 mg.kg-1 respectivamente para chumbo e outros metais em corantes orgânicos artificiais empregados em cosméticos. Apesar das amostras estudadas apresentarem faixa de concentração que dispensaria a etapa de pré-concentração para a espectrometria de absorção atômica, a extração em ponto de nuvem se mostrou eficiente e recomendável nos casos em que estes metais se encontrem em níveis de traços.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.