Integração entre Internet e Prática Docente de Química

Autores

  • Luiz Gustavo R. Rolando Instituto Oswaldo Cruz
  • Roberta Flávia R. R. Vasconcellos Universidade do Grande Rio
  • Esteban L. Moreno Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
  • Daniel Fábio Salvador Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
  • Maurício Roberto M. P. da Luz Instituto Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Ensino de química, formação continuada de professores, internet.

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar as principais características do uso da internet por professores de Química do ensino médio do Estado do Rio de Janeiro. A maioria dos professores reconhece e usa a internet para aprender, principalmente por meio de busca de informações sobre conteúdo químico para uso individual. Embora políticas públicas incentivem o uso didático de ferramentas da internet em contextos educacionais, o uso de tais ferramentas permanece distante das salas de aula de Química. Discutimos a importância de articular políticas e programas de formação de professores que proporcionem atividades de sensibilização sobre o potencial pedagógico das ferramentas de internet entre os professores.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150044

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Publicado

30-12-2014