Carvão Ativado de Resíduo de Madeira de Candeia: Produção, Caracterização e Avaliação do Potencial Adsortivo

Autores

  • Willian Miguel S. Borges Universidade Federal de Lavras
  • Ana Carolina C. Arantes Universidade Federal de Lavras
  • Maria Lucia Bianchi Universidade Federal de Lavras
  • Eliane Cristina de Resende Universidade Federal de Lavras
  • Paula V. Boari Universidade Federal de Lavras
  • Mário César Guerreiro Universidade Federal de Lavras
  • Deise M. Perígolo Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Ativação física, adsorção, resíduo de madeira, Candeia.

Resumo

Grandes quantidades de resíduo de candeia (Eremanthus erythropappus (DC.) Macleish), são gerados pela extração de óleo essencial (especialmente o alfa-bisabolol) a partir da madeira. Considerando que este resíduo apresenta usos limitados, sem aplicações nobres pela indústria, decidimos aplica-lo na produção de carvões ativados. Os resíduos foram carbonizados a 550 °C e, em seguida, o material foi ativado com CO2(g), utilizando diferentes temperaturas e tempos de ativação. Os carvões ativados obtiveram área superficial (BET) estimada com valores entre 303 e 1036 m2 g-1. As características químicas da superfície dos carvões ativados foram determinadas pelo método de titulação de Boehm havendo um aumento da quantidade de sítios básicos dos carvões ativados em relação ao material carbonizado. Os dados experimentais demonstram que as propriedades dos carvões ativados dependem da temperatura e do tempo de ativação. Testes de adsorção para o Azul de Metileno e para o Fenol foram realizados sendo encontrado valores de adsorção de 424,0 mg g-1 e 392 mg g-1 respectivamente.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150115

Biografia do Autor

Willian Miguel S. Borges, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Química, modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-2012). Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química ambiental, e ensino de ciência. Atualmente faz doutorado em química pela rede mineira de química.

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Química, CP 3037, 37200-000 Lavras - MG, Brasil

Ana Carolina C. Arantes, Universidade Federal de Lavras

Química inscrita no Conselho Regional de Química - 2ª região. Graduação em Química (2009) e mestrado em Agroquímica (2013) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é servidora pública, no cargo de técnica em laboratório, e faz doutorado em Agroquímica na Universidade Federal de Lavras. Trabalha com Química Inorgânica, Química Ambiental e atividades de ensino. Experiência com biocombustíveis (biodiesel e bioetanol); aproveitamento de biomassa; heteropoliácidos.

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Química, CP 3037, 37200-000 Lavras - MG, Brasil

Maria Lucia Bianchi, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-1992), mestrado em Química pela UNICAMP (1995), doutorado em Química pela UNICAMP com parte do projeto desenvolvido na Emory University, Atlanta, EUA (1999). Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA, MG). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Materiais Lignocelulósicos, atuando principalmente em temas relacionados com a utilização de rejeitos da agroindústria na produção de materiais de maior valor econômico. Atualmente leciona na área de química na Universidade Federal de Lavras.

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Química, CP 3037, 37200-000 Lavras - MG, Brasil

Eliane Cristina de Resende, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Lavras (2008), Mestrado em Agroquímica (2010), pela Universidade Federal de Lavras. Realizou Doutorado Sandwiche pela University of Guelph de agosto de 2011 á Julho de 2012. Em dezembro de 2012, terminou o doutorado pela Universidade Federal de Lavras, cuja tese recebeu o Prêmio Capes de Tese. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental e Processos Catalíticos, atuando principalmente nos seguintes temas: preparo de carvões ativados, utilização de lama vermelha, síntese de óxidos de ferro, aplicação de materiais alternativos em processos catalíticos oxidativos ou redutivos e em processos de adsorção

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Química, CP 3037, 37200-000 Lavras - MG, Brasil

Paula V. Boari, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Engenharia de Alimentos.

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Química, CP 3037, 37200-000 Lavras - MG, Brasil

Deise M. Perígolo, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Química (licenciatura) pela Universidade Federal de Lavras (2011), graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de Lavras (2014) e mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras (2014). Trabalhou com o tratamento de resíduos plásticos e lignocelulósicos e com branqueamento de polpa celulósica. Atualmente é aluna de doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Universidade Federal de Lavras, Departamento de Química, CP 3037, 37200-000 Lavras - MG, Brasil

Downloads

Publicado

10-11-2015