Caracterização de Bentonitas Sódicas: Efeito do Tratamento com Surfactante Orgânico Livre de Sal de Amônio

Autores

  • Reinaldo Y. Morita Universidade Federal do Paraná
  • Ronilson V. Barbosa Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Regina Kloss Weber Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Bentonitas, argilas organofílicas, surfactantes.

Resumo

As bentonitas, que tem como principal argilomineral a montmorilonita, são comercialmente atraentes devido sua abundância na natureza. Estas podem ser modificadas geralmente, através de reações de troca iônica dos íons contidos da região interlamelar com os surfactantes catiônicos, que incluem sais de amônio ou fosfônio. A origem das argilas e o tipo dos surfactantes (modificadores) são os principais fatores na alteração das propriedades físicas e químicas destes materiais. Este estudo tem como objetivo caracterizar e comparar os resultados de bentonitas naturais, comercialmente disponíveis, e o efeito dos tratamentos utilizados com sal quaternário de amônio e um composto orgânico livre de sal de amônio. Os resultados de FTIR e DRX indicam o processo de organofilização das argilas naturais após o tratamento com os surfactantes. Estes tratamentos alteraram o tamanho médio das partículas, sugerindo a formação de aglomerados, fato observado nas imagens de MEV. Os resultados das áreas superficiais e os dados de granulometria indicaram a presença de partículas de maior tamanho. Embora os dois surfactantes tenham apresentado similaridades nas propriedades investigadas, as argilas organofílicas livre de sal de amônio são mais promissoras quanto sua utilização, quanto ao seu preparo e solubilidade.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150071

Biografia do Autor

Reinaldo Y. Morita, Universidade Federal do Paraná

Formação técnica em Química Industrial em 2002. Experiência no setor industrial de tintas e vernizes atuando nos departamentos de produção e desenvolvimento, desenvolvimento de novos produtos e controle de qualidade. A partir de 2005, trabalhando na pesquisa com o desenvolvimento de plastificantes e outros aditivos para polímeros. Em 2009, formação acadêmica em licenciatura plena e bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná. Em 2011, obtenção de título de Mestre em Química pela Universidade Federal do Paraná desenvolvendo um agente de reticulação para polímero acrílico.Atualmente doutorando na UFPR, Departamento de Química, na área de química orgânica, com ênfase em polímeros.

Ronilson V. Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós-doutotado no Johns Hopkins University (1997). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Paraná, tendo atuado como professor Adjunto III na Universidade Federal do Rio Grande do Sul por 6 anos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais, agente interfacial, compósito, modificação química de polímeros e processamento. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação e Química da Universidade Federal do Paraná (2013-2015).

Juliana Regina Kloss Weber, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Quimica Orgânica com ênfase em polímeros pela mesma instituição (2007). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento de Química e Biologia (DAQBI), área de processos industriais orgânicos. Foi pesquisadora da empresa IOTO INTERNATIONAL e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) na Unidade Curitiba - Faculdade de Tecnologia Tupy. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Polímeros e Colóides, atuando principalmente nos seguintes temas: policaprolactonas, poliuretanos, aditivos para polímeros, nanocompósitos e biodegradação.

Downloads

Publicado

15-03-2015