Desenvolvimento e Validação de Modelo PLS para Quantificação do Teor de Biodiesel Proveniente de Óleo de Fritura em Diesel empregando HATR-MIR
Palavras-chave:
Biodiesel, óleo de fritura, espectroscopia no infravermelho, calibração multivariada, PLS, validação analítica.Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a validação de dois modelos PLS para quantificação de biodiesel metílico e biodiesel etílico provenientes de óleos de fritura em misturas com diesel empregando dados de espectroscopia no infravermelho médio. A exatidão dos modelos PLS mostraram excelente desempenho com baixos valores de RMSEC, RMSECV e RMSEP. Além disso, a exatidão foi comprovada pela avaliação da região de elipse de confiança. O método foi validado de acordo com as diretrizes internacionais e nacionais pela estimativa de figuras de mérito, tais como exatidão, precisão, linearidade, seletividade, sensibilidade analítica, limites de detecção e quantificação e erro sistemático. Uma excelente correlação foi observada entre os valores reais e previstos do conjunto de previsão (R = 0,9999) e os modelos não apresentaram erros sistemáticos conforme a norma ASTM E1655. Os modelos propostos utilizam uma única faixa espectral permitindo a determinação de biodiesel em mistura com diesel na faixa de concentração entre 1,00 e 30,00% (v/v), em ambos os modelos. Assim, as metodologias propostas foram validadas sem a necessidade de escolher faixas espectrais se comparado com as normas pertinentes que regulamentam a determinação do teor de biodiesel em mistura com diesel.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.