Ensino da Tensão Superficial na Graduação Através de Experimentos Fáceis que não Requerem Infraestrutura Laboratorial

Autores

  • Samantha Husmann Universidade Federal do Paraná
  • Elisa S. Orth Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Tensão superficial, experimentação no ensino, experimento em sala de aula.

Resumo

A assimilação do conceito fundamental de tensão superficial pelos estudantes pode ser muito melhorada com a aplicação de experimentos simples, que não requerem o uso de laboratório. Assim, este artigo relata um guia experimental implementado em salas de aula de graduação, envolvendo materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, investigou-se a flutuação de clip sobre a água e, em seguida, o formato e o número de gotas de água, álcool e uma mistura destes líquidos. Os resultados obtidos nos experimentos foram correlacionados às interações intermoleculares e, consequentemente, à tensão superficial.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150041

Downloads

Publicado

19-05-2015