Produção, Caracterização e Aplicação do Carvão Ativado Obtido a partir do Sabugo de Milho: A Busca pelo Reaproveitamento de um Resíduo Agroindustrial
Palavras-chave:
Carvão ativado, ativação química, sabugo de milho, adsorção, alaranjado G, azul de metileno.Resumo
Foi estudada a produção, caracterização e aplicação do carvão ativado obtido a partir de sabugo de milho como adsorvente. Enquanto o material “in natura” foi submetido à análise térmica (TG-DTA), o carvão obtido da ativação química foi caracterizado pelas análises de área superficial específica (SBET), distribuição de tamanho de poros (DFT), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia na região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FT-IR). A adsorção dos corantes alaranjado G (AG) e azul de metileno (AM) revelou que os dados provenientes da isoterma de adsorção foram melhor ajustados ao modelo de Sips. As quantidades máximas de 86 mg g-1 e de 124 mg g-1 foram obtidas respectivamente, para a adsorção dos corantes Alaranjado G(AG) e Azul de metileno(AM). Os resultados permitem inferir que a ativação química do sabugo de milho foi responsável por produzir um material com características adequadas para ser aplicado como adsorvente, possibilitando o reaproveitamento de um resíduo agroindustrial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.