Casca do Tamarindo: Caracterização e Estudos de Adsorção de Azul de Metileno e Cromo(VI) usando a Técnica de Banho Finito de Líquido
Palavras-chave:
Casca do tamarindo, Adsorção, Azul de metileno, Cromo(VI).Resumo
Este trabalho descreve o uso da casca do tamarindo como um adsorvente alternativo para a remoção de azul de metileno e cromo(VI) de soluções aquosas. O adsorvente foi utilizado em estudos de sorção em sua forma não modificada. O sólido foi caracterizado por MEV, BET e BJH. Grupos funcionais ácidos na superfície do adsorvente foram revelados através de FTIR, titulação de Boehm e pHPCZ. Os resultados mostraram que a cinética de equilíbrio foi alcançada em 120 e 180 min para o corante e o metal, respectivamente. Os dados de cinética se ajustaram melhor ao modelo de pseudo-primeira ordem, para adsorção do corante, e ao modelo de pseudo-segunda ordem, para adsorção do metal. Mudanças nas etapas de adsorção (fase lenta e rápida) foram definidas pelo parâmetro do MCVP usando o algoritmo de Hung. Os efeitos do pH e da força iônica na capacidade de adsorção também foram estudados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.