O Papel dos Metais e suas Frações no Estuário do Rio Bacanga: um Exemplo da Interferência Antropogênica em um Ecossistema Tropical

Autores

  • Gilmar S. da Silva Instituto Federal do Maranhão
  • Luciana B. Côrrea Universidade Federal do Maranhão
  • Aldalea L. B. Marques Universidade Federal do Maranhão
  • Edmar P. Marques Universidade Federal do Maranhão
  • Maria L. F. Nunes Universidade Federal do Maranhão
  • Eliane R. de Sousa Instituto Federal do Maranhão
  • Gilberto S. da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave:

Extração química sequencial, sedimento, manguezal.

Resumo

O Rio Bacanga localizado na cidade de São Luís, estado do Maranhão-Brasil, é um estuário cuja hidrologia foi drasticamente alterada pela construção de uma barragem e pela ocupação humana. Para avaliar o papel dos metais traço (Cu, Cd, Cr, Pb, Ni e Zn) na qualidade dos sedimentos foi determinada a concentração total desses metais por espectrometria de emissão atômica por plasma indutivamente acoplado (ICP OES). As características físicas e químicas foram analisadas pelos métodos clássicos. As frações geoquímicas dos metais no sedimento foram determinadas aplicando-se a extração química sequencial, segundo protocolo da Comunidade Europeia. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo uso da análise dos componentes principais e análise hierárquica. As concentrações dos metais demonstram que Pb e Cr apresentam risco à vida aquática segundo critérios desenvolvidos pela agência ambiental canadense.  Outros metais estão abaixo desse limiar e raramente oferecem risco para a vida aquática, embora estejam em níveis superiores às condições normais naturais. A labilidade parcial dos metais apresentou a seguinte ordem: Zn (63,4%) > Cu (53,5%) > Cd (50,7%) > Pb (47,0%) > Ni (40,8%) > Cr (35,0%), tornando-se um fator que minimiza o risco ambiental. Os resultados desse trabalho indicam que os sedimentos estão contaminados por metais traço e apresentam risco à vida aquática (Pb e Cr), o que demanda ações imediatas de minimização/eliminação das fontes de poluição.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150063

Biografia do Autor

Gilmar S. da Silva, Instituto Federal do Maranhão

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1989), Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1993) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é docente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Monte Castelo. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, com linha de pesquisa em biogeoquímica de poluentes, análise de traços, transformações e especiação de poluentes e impactos ambientais. Atua como docente permanente do mestrado em Química da UFMA.

Luciana B. Côrrea, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2008), Técnica em Análise Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2009) e pós-graduação mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Tem experiência na área de Química, atuando nos seguinte temas: Análise de Traços e Química Ambiental, Análise de Alimentos e Educação em Química.

Aldalea L. B. Marques, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Química Industrial (UFMA, 1978), mestrado em Química Analítica (IQSC-USP, 1988), doutorado em Química Analítica (IQSC-USP, 1991) e pós-doutorado em eletrocatálise aplicada a célula a combustíveis (Toronto, 1994). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Maranhão, desde 1998. Tem experiência na áreas de Química Eletroanalítica, Eletrocatálise, Metododolia Analítica (espectroscopia e eletroquímica) para metais. Tem atuado no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos para metais a nível de traços, aplicados a estudos de poluição e toxicologia; métodos eletroanalíticos aplicados a diferentes matrizes de petróleo, combustíveis e biocombustíveis; estudos envolvendo eletrocatálise por complexos metálicos, inclusive usando nanomateriais, aplicados a células a combustíveis; Formação de recursos humanos (cursos de extensão, ensino médio e pós-graduação, na área de biocombustíveis, petróleo e gás natural. Principais temas de atuação no contexto das publicações: metais-traço, eletrocatálise, combustíveis, eletrodo de grafite, espectrofotometria e voltametria de redissolução.

Edmar P. Marques, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1978), especialização em Quimica de alimentos (1979), mestrado em Química (Química Analítica- IQSC) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Física e Química de São Carlos -USP(1991), pós-doutorado na universidade de York (Canada- 1993-1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão onde ministra as disciplinas Fisico-química e Quimica Analítica. Atua em pesquisa na área de eletroanalítica, com ênfase em metodologia analítica e eletrodos quimicamente modificados.

Eliane R. de Sousa, Instituto Federal do Maranhão

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1998), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2001) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroanalítica, espectroscopia NIR, combustíveis. Atua como docente do Intituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Maranhão, Campus Maracanã.

Gilberto S. da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1989), graduação em Licenciatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano, campus Morrinhos; é revisor do periódico Science of the Total Environment e Química Nova. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade das águas e dinâmica dos compostos de nitrogênio e fósforo no meio ambiente.

Downloads

Publicado

15-03-2015