Dispositivo Eletrocrômico Sólido Constituído por Poli(o-metoxianilina) e Óxido de Tungstênio Sintetizados Eletroquimicamente
Palavras-chave:
Dispositivo eletrocrômico, Poli (o-metoxianilina), Óxido de tungstênio.Resumo
Neste trabalho, foi montado um dispositivo eletrocrômico (DE) complementar orgânico-inorgânico utilizando eletrólito sólido polimérico (EP) baseado em poli (o-metoxianilina) (POMA) e óxido de tungstênio (WO3). Os materiais eletrocrômicos foram depositados eletroquimicamente sobre vidro recoberto por ITO (óxido de índio e estanho) e foram caracterizados em separado e sob a forma de dispositivo. Caracterização por voltametria cíclica, espectrocronoamperometria, microscopia eletrônica de varredura, difração de raios-X e perfilometria foram realizadas. O comportamento eletrocrômico dos materiais foi estudado em 650 nm, aplicando 1000 saltos duplos de potencial. Filmes de POMA mantiveram 33% do contraste óptico inicial. Filmes de WO3 apresentaram aumento da variação de transmitância com a tendência de estabilização em 53%. O DE foi produzido de acordo com a configuração ITO/POMA/(EP)/WO3/ITO, o qual apresentou ?Tmax(?) estável ao redor de 12%. Os filmes eletrocrômicos (POMA e WO3) e o DE mostraram em 650 nm, eficiência de coloração ?(?) de 50, 48 e 65 cm2 C-1, respectivamente, e reduzido tempo de resposta (~1s).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.