Autores
-
Chrystiane N. Brito
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Eliane G. de Araújo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
-
Carlos Alberto Martínez-Huitle
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Desinfecção de água, eletroquímica, fotoquímica, cloração, micro-organismos.
Resumo
A cloração é o método mais usado no mundo para a desinfecção de água potável. No entanto, a identificação de subprodutos potencialmente tóxicos gerados por este método tem estimulado o desenvolvimento de novas tecnologias alternativas de desinfecção. Entre elas, fotocatálise heterogênea, fotocatálise de TiO2 e desinfecção eletroquímica são consideradas alternativas adequadas para substituir o método de cloração. Este artigo de revisão dá uma visão geral sobre estes sistemas de tratamento eletroquímico que podem contribuir para a desinfecção de água potável o que mostra eficiência dos sistemas livres de cloro recentemente desenvolvidos.
DOI: 10.5935/1984-6835.20150091
Biografia do Autor
Carlos Alberto Martínez-Huitle, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Quimica pela Universidad de las Americas-Puebla (México) e pelo EPFL- Lausanne (Suíça). Doutorado em Scienze Chimiche pela Universitá di Ferrara (Italia), em colaboração com o EPFL- Lausanne (Suíça). Pós-Doutorado na Università degli studi di Ferrara, UNIFE, Itália. Foi contratado na Universidade de Milão em 2005 como professor associado e pesquisador (concurso publico nacional) em Química Analítica. Atualmente participa como professor adjunto III, pesquisador e vicecoordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Brasil. Editor in Chief do Journal Air, Soil & Water Research (Qualis). Tem experiência na área de Química e Química Analitica, com ênfase em Electroquimica e Eletroanalítica, atuando no momento nos seguintes temas: eletrodos de diamante, métodos eletroanalíticos avançados e processos eletroquímicos de oxidação para descontaminação de águas industriais. Reconhecido pela International Society of Electrochemistry com o premio ISE Oronzio and Niccolò De Nora Foundation Prize 2009 on Environmental Electrochemistry pelas suas contribuçoes cientificas na aplicaçao da eletroquimica na protecçao do meio ambiente.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.