Retardância de Chama em Poliestireno: Efeito da Adição de Hidróxidos Duplos Lamelares de Magnésio e Alumínio por Solubilização em Clorofórmio
Palavras-chave:
Poliestireno, velocidade de queima horizontal, retardante de chama.Resumo
Neste trabalho avaliou-se as propriedades retardantes de chama do compósito poliestireno (PS) e hidróxido duplo lamelar (HDL) [Mg4Al2(OH)14.3H2O], preparado por adição do material inorgânico através de solubilização de poliestireno com clorofórmio. O HDL Mg-Al foi sintetizado pelo método de coprecipitação e caracterizado por Difração de Raios-X (DRX) e determinação de tamanho partícula média por granulometria à laser. O compósito PS-HDL foi caracterizado por Espectrofotometria de Infravermelho (FTIR) e Análise Termogravimétrica (TGA). O efeito retardante de chama foi avaliado pelo comparativo da taxa de queima horizontal do compósito em diferentes concentrações de HDL com o PS puro. Os resultados demonstraram que a taxa de combustão horizontal diminui com o aumento da carga inorgânica no PS. Com 20 % em massa de HDL, a taxa de combustão diminui pela metade. Portanto, a técnica de solubilização PS em clorofórmio com adição da carga inorgânica é eficaz para a produção de um compósito PS-HDL [Mg4Al2(OH)14.3H2O], com maior estabilidade térmica que o poliestireno puro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.