Proposta para o Ensino de Química Utilizando a Planta Pterodon abruptus (Moric.) Benth. como Indicador Natural de pH

Autores

  • Talita C. Mota Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Maria G. Cleophas Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de Química, Indicadores Naturais de pH.

Resumo

O presente artigo descreve a preparação de um indicador natural de pH obtido do extrato da planta Pterodon abruptus (Cangalheiro), espécie muito comum na região da Serra da Capivara (PI). A eficiência do indicador foi comprovada com o uso de materiais de caráter ácido e básico que fazem parte do cotidiano dos alunos. O indicador natural foi apresentado para um grupo de estudantes com formação inicial do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, os quais responderam um questionário semiestruturado sobre o experimento realizado. Os resultados mostraram um panorama das atitudes destes futuros professores de Ciências e suas concepções sobre o uso de atividades alternativas para o ensino de Química. Essa proposta contribui para vincular a prática experimental e a teoria, por proporcionar uma alternativa viável e de fácil realização didática.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140088

Biografia do Autor

Talita C. Mota, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, campus São Raimundo Nonato (PI).

Maria G. Cleophas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em Química Industrial pela universidade Federal da Paraíba, também é licenciada em Química e mestre em Físico-Química pela mesma Universidade. Atualmente é professora Assistente e Pesquisadora da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É doutoranda em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Tem experiência vasta no ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes áreas de pesquisa: Ensino de Química; Instrumentação para o Ensino da Química; História da Química; Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem das Ciências, entre outras. É coordenadora de diversos projetos de Pesquisa e extensão. Atua no Programa de Iniciação a Docência como coordenadora de área do subprojeto Elaboração, produção e aplicação de jogos didáticos produzidos para o ensino de Química no 9º ano. Também coordenada o grupo de pesquisa “POPEHQUIM - Popularizando o ensino e a História da Química”.

Downloads

Publicado

24-09-2014