Simulações Multifásicas por Fluidodinâmica Computacional como Suporte ao Planejamento de Emergências com Agentes Químicos
Palavras-chave:
CFD multifásico, resposta a emergências, armas químicas.Resumo
As simulações numéricas relacionadas ao estudo da dinâmica dos fluidos são amplamente utilizadas como uma maneira eficaz para determinar o comportamento físico dos escoamentos nas mais diversas situações e geometrias consideradas. A dispersão de gases de produtos químicos perigosos no ambiente é um dos ramos desses estudos. Dentro deste contexto emprega-se neste trabalho, a fluidodinâmica computacional (CFD), aliada às funções de dose-resposta tipo probit, como ferramenta para análise de risco ambiental, com o objetivo de auxiliar a integração entre os diversos ramos responsáveis pela elaboração prévia do projeto do ambiente e das medidas protetivas ou corretivas em casos de estudos de situações de emergência. Considerando a importância da abordagem proposta e a inserção do Brasil nos quadros de realização de grandes eventos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, em que o País não estará imune à ações eventuais de grupos terroristas, mostra-se a importância da integração proposta para minimização dos efeitos danosos sobre as pessoas no caso da ocorrência de eventos indesejados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.