As Contribuições do Subprojeto de Química do PIBID-UEMS na Formação Inicial dos Estudantes de Licenciatura da UEMS na Unidade de Dourados: Um Estudo de Caso

Autores

  • Débora Antonio da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Noé de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos
  • Antonio Rogério Fiorucci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

PIBID, Estudo de Caso, Formação Inicial.

Resumo

Este trabalho mostra os resultados de um estudo de caso realizado com estudantes de licenciatura em Química e de outros cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), bolsistas do subprojeto de Química no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) nos anos de 2010 e 2011. A indagação central da pesquisa foi: “Como o PIBID influenciou a formação inicial dos licenciandos inseridos no programa?”. A pesquisa optou pela técnica de entrevista semiestruturada para avaliar as concepções dos bolsistas sobre a prática docente e o programa. Foi possível constatar que o programa desempenha papel relevante na formação acadêmico-profissional dos estudantes de licenciatura. Os bolsistas do subprojeto se conscientizaram da importância de sempre buscar diferentes recursos e materiais instrucionais e metodologias para melhorar o ensino e o processo de aprendizagem dos alunos de ensino médio.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150039

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Publicado

25-12-2014