As Contribuições do Subprojeto de Química do PIBID-UEMS na Formação Inicial dos Estudantes de Licenciatura da UEMS na Unidade de Dourados: Um Estudo de Caso
Palavras-chave:
PIBID, Estudo de Caso, Formação Inicial.Resumo
Este trabalho mostra os resultados de um estudo de caso realizado com estudantes de licenciatura em Química e de outros cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), bolsistas do subprojeto de Química no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) nos anos de 2010 e 2011. A indagação central da pesquisa foi: “Como o PIBID influenciou a formação inicial dos licenciandos inseridos no programa?”. A pesquisa optou pela técnica de entrevista semiestruturada para avaliar as concepções dos bolsistas sobre a prática docente e o programa. Foi possível constatar que o programa desempenha papel relevante na formação acadêmico-profissional dos estudantes de licenciatura. Os bolsistas do subprojeto se conscientizaram da importância de sempre buscar diferentes recursos e materiais instrucionais e metodologias para melhorar o ensino e o processo de aprendizagem dos alunos de ensino médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.