Benzaldeído Semicarbazona: Um Perfil de Atividades Candidato a Fármaco que Alia Simplicidade Estrutural a um Amplo Perfil de Atividades
Palavras-chave:
semicarbazonas, analgésicos, antiinflamatórios, anticonvulsivantes, ciclodextrinasResumo
A busca por novos fármacos analgésicos, anti-inflamatórios e anticonvulsivantes é importante, tendo em vista que a eficácia e a segurança de muitos medicamentos em uso clínico não são adequadas. Benzaldeído semicarbazona (BS) inibe convulsões em modelos experimentais de epilepsia. A inclusão de BS em ciclodextrinas (CDs) reduz em 75-85% a dose necessária para a indução do efeito anticonvulsivante. BS inibe a resposta nociceptiva e o edema induzidos por diferentes estímulos, e atenua a angiogênese em animais experimentais, o que sugere que o composto, assim como muitos anticonvulsivantes, apresenta também ação analgésica e anti-inflamatória. A variedade de atividades farmacológicas indica que BS e compostos relacionados, na forma livre ou incluídos em CDs, são promissores como candidatos a fármacos para o tratamento de condições patológicas humanas ou veterinárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.