Efeito da Adição de Cinzas no Comportamento Térmico e Reológico do Licor Negro Resultante do Processo Kraft da CENIBRA/Belo Oriente-MG
Palavras-chave:
Polpação Kraft, licor negro, adição de cinzas, comportamento térmico, comportamento reológico.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição de cinzas na composição e nos comportamentos térmico e reológico do licor negro (LN) do processo Kraft da CENIBRA/Belo Oriente-MG. Análises elementares por ICP mostraram elevado teor de sódio para as amostras de licor negro com cinzas (LNCC) e licor negro sem cinzas (LNSC), além da presença de elementos não processuais em quantidades significativas (Mg, Ca, Al, Fe). O poder calorífico superior (PCS) do LNSC é 7% maior do que para o LNCC, como reflexo do maior teor de matéria orgânica. As curvas de DTA e TGA mostraram que na presença de cinzas, a ebulição ocorreu a temperaturas inferiores devido à maior degradação das moléculas de lignina. Curvas de fluxo e de viscosidade (80 oC) mostraram comportamento pseudoplástico para o LNSC enquanto que para o LNCC foram observados menores valores de viscosidade e um perfil de fluxo bem mais complexo, além de maior tixotropia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.