Uma Breve Visão sobre a Determinação de Metais em Ligas Metálicas e Matrizes Semelhantes: Alguns Métodos Clássicos e Espectroscópicos Modernos
Palavras-chave:
Determinação de metais em ligas, métodos clássicos, métodos espectroscópicos.Resumo
Processos industriais requerem materiais com propriedades controladas, como metais e suas ligas, que são obtidas da combinação de metais e outras espécies. A produção de aço no Brasil no ano de 2013 foi de, por exemplo, mais de 34 milhões de toneladas. Essa importância se reflete na existência de métodos padrão de análise, como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da American Society for Testing and Material (ASTM). Alguns desses métodos são métodos clássicos (gravimétricos e volumétricos) ou métodos instrumentais e sua escolha depende do analito, da quantidade de amostra, de interferentes presentes e do custo. Este texto é um breve panorama de métodos recomendados e também de métodos que possam apresentar inovações à análise de metais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.