Utilização do Arco de Maguerez Modificado como uma Metodologia Problematizadora na Síntese da p-Nitroacetanilida

Autores

  • José N. da Silva Júnior Universidade Federal do Ceará
  • Francisco G. Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • Jair Mafezoli Universidade Federal do Ceará
  • Mary Anne S. Lima Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Aula Experimental, Química Orgânica, Arco de Maguerez.

Resumo

A síntese da p-nitroacetanilida, realizada na aula de laboratório de química orgânica da Universidade Federal do Ceará, foi transformada a partir do formato tradicional em uma aula de aprendizagem baseada em problemas usando o Arco de Maguerez modificado. O desenvolvimento, implementação e feedback dos alunos são apresentados neste artigo. De acordo com os resultados, o presente estudo nos leva a concluir que a metodologia utilizada é um método alternativo e bem-sucedido para o processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica Experimental.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140061

Biografia do Autor

José N. da Silva Júnior, Universidade Federal do Ceará

Bacharelado em Química (Unicamp)

Doutor em Ciências (Unicamp)

Pós-doutor em Síntese Orgânica (Unicamp-1998 e Universidade de Florença-1997)

Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

14-04-2014