Investigação Computacional Sobre a Espectroscopia de Dicroísmo Circular Vibracional (VCD) dos Aminoácidos R-alanina e S-alanina
Palavras-chave:
Alanina, VCD, Modelos Contínuos de Solvatação, DFT.Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido no sentido de se obter uma revisão sobre o dicroísmo circular vibracional (VCD) sob o ponto de vista computacional. Para tal, foram realizados cálculos ab initio no nível B3LYP/6-31G para as moléculas de aminoácidos R-alanina e S-alanina em suas formas neutras e zwiteriônicas. A alanina é o aminoácido mais simples a apresentar atividade óptica, sendo, portanto, capaz de absorver de maneira diferenciada a luz circularmente polarizada. Cálculos de frequências vibracionais permitiram a obtenção do espectro teórico de VCD, técnica na qual é possível fazer a diferenciação entre as formas R e S. Os dados estruturais mostram que não há praticamente nenhuma diferença entre os isômeros. As estruturas zwiteriônicas foram otimizadas através do formalismo dos modelos contínuos de solvatação, PCM/Bondi. Os espectros VCD calculados para as formas R e S do zwiterion possuem um perfil simétrico, o que pode levar a uma comparação mais precisa das propriedades da molécula em meio biológico, mostrando o valor dessa técnica na identificação de estruturas quirais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.