Métodos de Síntese e Bioatividade de 3-Carboxi-quinolin-4(1H)-onas
Palavras-chave:
4(1H)-Quinolona, bioatividade, síntese.Resumo
As 3-carboxi-quinolin-4(1H)-onas constituem uma importante classe de agentes antimicrobianos amplamente utilizados no tratamento de diversas doenças. O ácido nalidíxico, o primeiro derivado de quinolona desenvolvido como agente antibacteriano, no inicio da década de 1960, foi utilizado como protótipo para o aperfeiçoamento desta classe. Contudo, estes compostos foram negligenciados até o desenvolvimento das fluoroquinolonas. A pesquisa associada a estes antibióticos cresceu a partir da introdução da ciprofloxacina, no fim da década de 1980 e desde então tem sido objeto de estudo.
A versatilidade das 3-carboxi-quinolin-4(1H)-onas esta associada às diferentes bioatividades reportadas na literatura, tais como: antibacteriana, antiviral, antiprotozoária, antifúngica e antitumoral. Esta revisão reporta as principais metodologias sintéticas deste heterociclo: Gould-Jacobs, Grohe-Heitzer, Baylis-Hillman, as reações empregando metais de transição e reações em fase sólida. Adicionalmente, exemplos da influência de substituintes quirais na atividade antibacteriana são apresentados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.