Síntese e avaliação da atividade anticorrosiva de tiossemicarbazida e tiossemicarbazona 4-N-(p-metoxifenil) substituídas
Palavras-chave:
Tiossemicarbazida, tiossemicarbazona, atividade anticorrosiva.Resumo
A atividade anticorrosiva dos compostos 1-fenil-4-(p-metóxi-fenil)-tiossemicarbazida (1) e cinamaldeído-4-(p-metóxi-fenil)-tiossemicarbazona (2) frente à corrosão de aço carbono AISI 1020 em solução de HCl 1 mol L-1 foi avaliada por polarização potenciodinâmica e espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) em diferentes concentrações dos inibidores. A relação entre a eficiência de inibição e a estrutura molecular foi avaliada por modelagem molecular. As curvas de polarização indicaram que ambos os compostos atuam como inibidores mistos. Os diagramas de Nyquist mostraram que o aumento da concentração dos inibidores aumenta a resistência de transferência de carga e, consequentemente, aumenta a eficiência de inibição. Os resultados teóricos foram corroborados pelos resultados experimentais. Todas as técnicas utilizadas indicaram que a tiossemicarbazona (2) é um inibidor mais potente que a tiossemicarbazida (1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.