Ensino e Aprendizagem de Ligações Químicas: Integrando Experimentação e Tecnologias Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20250035

Resumo

In teaching chemical bonds, the use of recreational activities and the development of an investigative
profile are desirable when seeking to provide training that goes beyond the fixation of content and
encourages protagonism in the learning process. Based on this premise, with the aim of promoting
student engagement in the process of knowledge construction, we combined pedagogical activities that
integrate digital technologies and experimental activity through the development and implementation of a
didactic sequence lasting four classes. The participants were first-year high school students from a public
school in Curitiba, Paraná state. In this article, we present the results of this experience. Of the proposed
approaches, virtual experimentation was the most well-accepted by the students, although its potential
was limited by the lack of adequate technological infrastructure at the school.

Biografia do Autor

Renata Adati, UTFPR

Licenciada em Química, mestre e doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) na área de Química Inorgânica. Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora adjunta e pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba e também, docente no Programa de Pós-Graduação em química PPGQ-UTFPR. . Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Síntese de Compostos Orgânicos e Luminescentes.

Taissa Tavares de Deus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estagiou, durante dois anos, como laboratorista no Colégio Erasto Gaertner. Foi bolsista de apoio para o curso de Licenciatura do Departamento Acadêmico de Química e Biologia da UTFPR. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Química na UTFPR, além de atuar como professora de química do Colégio Estadual Conselheiro Carrão e professora voluntária do Cursinho Solidário de Curitiba.

Juliana R. Kloss , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Química pela Universidade Federal do Paraná, mestrado com progressão e doutorado na área de Química Orgânica com ênfase em polímeros pela mesma instituição. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Curitiba e também, docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em química PPGQ-UTFPR. Líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Materiais Poliméricos.

Eloi Feitosa, Universidade Estadual Paulista

mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIo de Janeiro), doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Físico-Quimica pela Uppsla University e Lund University (Suécia). Atualmente é docente aposentado pela Universidade Estadual Paulista docente aposentado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Rosemara P. Lopes , Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Faculdade de Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG. Líder do grupo de pesquisa Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Anike A. Arnaud , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licencianda em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre e doutora em Ciências, modalidade Ensino de Química, pela Universidade de São Paulo. Professora de Química e Ensino de Química. Atua nas áreas de Ensino de Química, Currículo e Políticas Públicas Educacionais, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz e no Programa de Pós-Graduação Especialização em Currículo e Ensino na Educação Básica do Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado

30-10-2025