Resumo
Among the different types of Cooperative Learning, Constructive Controversy can allow the discussion of
controversial topics in the disciplinary contents of chemistry teaching. In this context, this work sought to
investigate the main contributions of Constructive Polemics in the teaching-learning process of Catalysis
content in a class of 16 students from the Chemistry Degree course, in the discipline of Chemical Kinetics.
To produce the data, we used the association frame technique, in addition to textual production and a
questionnaire in the Likert scale format. The results indicated that the established learning objectives
were achieved and a level of acceptance of the method was around 86%, which demonstrates that this
modality can be used as a tool for teaching chemical content based on the use of controversial themes,
with the aim of promoting student protagonism and the development of social skills.
Biografia do Autor
Francisca das Chagas da Silva Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão e graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Codó (2015). Possui Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (2019) e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Codó (2020). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Aprendizagem Cooperativa, Educação Inclusiva e atualmente estuda a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar e Doutorado pelo Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atua na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica, Abordagem CTS/CTSA e Métodos de Aprendizagem Cooperativa. É professora Adjunta, em regime de dedicação do exclusiva, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Codó. Atua como coordenadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó.
Marco Aurelio da Silva, Universidade Federal do Maranhão
Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó. Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Didática, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente professor da disciplina Ciências em turmas das series finais do Ensino Fundamental.
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.