Implicações Hidroquímicas da Condutividade Elétrica e do Íon Cloreto na Qualidade das Águas Subterrâneas do Semiárido Cearense
Palavras-chave:
Hidroquímica, águas subterrâneas, íon cloreto, condutividade elétrica.Resumo
Nas águas subterrâneas de regiões semiáridas como o Nordeste brasileiro, a concentração de íons pode atingir valores muito altos, restringindo e/ou inviabilizando o seu uso doméstico ou na agricultura. A população rural de Crateús, município localizado na região semiárida cearense, além de enfrentar problemas relacionados com a escassez de água para abastecimento, também sofre com a má qualidade desse recurso quando está disponível. O objetivo deste estudo, realizado durante doze meses, foi analisar o comportamento da Condutividade Elétrica (CE) e da concentração do íon cloreto (Cl-) nas águas de dez poços localizados no município de Crateús (dois na zona urbana e oito na zona rural), avaliando a sua influência na qualidade dessas águas. Os valores da condutividade foram medidos no campo com auxílio de um condutivímetro e os teores de íon cloreto foram obtidos em laboratório, usando-se o método de Mohr. Os resultados mostraram que as águas dos poços das comunidades rurais de Assis, Cabaças, Curral Velho, Ibiapaba e Santa Clara, e do bairro São José, podem ser classificadas como de qualidade suficientemente adequada para atender o consumo humano, podendo ser usadas na irrigação de muitas culturas. Já as águas dos poços localizados nas comunidades rurais de Cajás do Jorge, Lagoa das Pedras e Poti, e do bairro Planalto, não podem ser aproveitadas para consumo humano, sendo que seu uso na agricultura apresenta severas restrições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.