Usando as Cores da Natureza para Atender aos Desejos do Consumidor: Substâncias Naturais como Corantes na Indústria Alimentícia
Palavras-chave:
Corantes alimentícios naturais, antocianinas, betalaínas, curcuminoides, carotenoides, carmim de cochonilha.Resumo
O uso de corantes sintéticos na indústria de alimentos vem se tornando cada vez mais restrito. As controvérsias existentes quanto aos seus malefícios à saúde associadas à presença de consumidores cada vez mais críticos são os responsáveis por essa mudança. Esse fato aumentou o uso de corantes de origem natural nos alimentos industrializados. Dentre as classes de corantes naturais utilizadas, podem-se destacar as antocianinas, os carotenoides, os curcuminoides e as betalaínas. Esse artigo resume as características químicas, a ocorrência na natureza e as principais aplicações das substâncias de origem natural, mais empregadas como corantes na indústria alimentícia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.