Química e Circularidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20230051

Resumo

The global productive system works mostly linearly, completely disconnected from trends towards
a sustainable world. In this context, chemistry plays a crucial role in changing the production and
consumption paradigm, developing innovative solutions for a more sustainable world. This contribution
points out possible paths, barriers and challenges in the transition from linear to circular economy, as well
as different examples of successful application of circularity. Initiatives of several companies that adopt
production processes based on the principles of sustainability will be listed throughout this manuscript,
in addition to relevant academic projects on the subject, especially in the area of CO2 use and biomass
valuation. In this context, the contribution of chemistry is strongly highlighted in topics such as capture
and use of CO2, as well as biofuels and chemical processes derived from biomass.

Biografia do Autor

Daniella Rodrigues Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química com Atribuição Tecnológica (2001) e em licenciatura em Química (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós graduações, mestrado (2004) e doutorado (2009), na mesma Instituição (UFRJ). Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integra o grupo de pesquisa do Laboratório de reatividade de hidrocarbonetos, biomassa e catálise (LARHCO) no Polo de Xistoquímica Professor Cláudio Costa Neto e atua como docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química, com ênfase em química de Petróleo e Biomassa, atuando principalmente nas áreas de catálise, síntese e caracterização de catalisadores, desenvolvimento, otimização e validação de métodos analíticos e utilização de técnicas cromatográficas mono- e bidimensional e espectrometria de massas (analisadores do tipo quadrupolo único e triplo e tempo de voo). O foco é trabalhar nas linhas relacionadas à Energia e Meio ambiente, especialmente em temas como valorização de biomassa, produção de biocombustíveis e químicos, desenvolvimento de materiais para captura e conversão de CO2. Mãe de duas meninas, nascidas em março de 2012 e 2015, respectivamente.

Aline Domingos Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2007), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (2010), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal Fluminense . Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Química Analítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em métodos espectrométricos e métodos cromatográficos, atuando na determinação de metais, análise de especiação e determinação de poluentes orgânicos em meio aquoso e no ar, por meio de amostragem passiva.

Thiago Custódio dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Thiago C. dos Santos é graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre (2011-2013) e doutor (2013-2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No período de 2018-2020 atuou em estágio de pós-doutoramento na UFF no laboratório LQSN, sob a supervisão da professora Célia M. Ronconi. Neste período, também foi professor substituto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professor no Departamento de Química Inorgânica da UFRJ. Como pesquisador, tem interesse nas seguintes áreas: i) desenvolvimento de nanocatalisadores com atividade plasmônica capazes de clivarem moléculas de água para a produção de hidrogênio, valorização de CO2 e decomposição de poluentes orgânicos, e ii) no desenvolvimento de sensores químicos baseados em macrocíclos tri-dimensionais obtidos a partir de anéis porfirínicos para atuação em sistemas hospedeiro-convidado.

Claudio Jose de Araujo Mota, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado (1986) e doutorado (1993) em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular e diretor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo docente permanente dos Programas de Química e Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Recebeu o prêmio TWAS, concedido pela Academia Mexicana de Ciências, pelo melhor trabalho de colaboração com pesquisador mexicano. Também foi agraciado com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM. Pela SBQ recebeu o Prêmio Fernando Galembeck de Inovação, a Medalha RVq e a Medalha Walter Baptist Mors. Pelo IQ-UFRJ recebeu a Medalha Augusto A. L. Zamith, como reconhecimento de suas contribuições científicas. Atualmente é Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1B do CNPq. É membro da Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Catálise, American Chemical Society e Fellow da Royal Society of Chemistry. Possui experiência na área de Química e Engenharia Química, com ênfase em Catálise, Química Verde e Sustentável, Petróleo, Gás natural, Petroquímica, Transformação de Biomassa, Biocombustíveis, Captura e Conversão de CO2. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à conversão de glicerol e etanol em produtos químicos, produção de biocombustíveis, transformação catalítica de biomassa não alimentícia, captura de CO2 por adsorventes funcionalizados, hidrogenação de CO2 a metanol, DME e hidrocarbonetos, conversão de CO2 a carbonatos orgânicos, mecanismos de reações catalíticas, acidez de zeólitas e outros sólidos ácidos, química de carbocation, nanotecnologia e materiais avançados, além de processos de refino de petróleo, petroquímica e conversão de gás natural.

Downloads

Publicado

28-02-2024