Sala de Aula Invertida e Modelo de Rotação por Estações: Uma Breve Revisão de suas Aplicações no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20230004Resumo
Ao contrário do desenvolvimento tecnológico atual, a escola permanece presa ao passado, com o uso de métodos tradicionais centrados no professor, em um sistema de transferência de informações baseado em conteúdo e em alunos passivos, principalmente no ensino de Ciências. É necessário que a escola reconheça os benefícios do uso das tecnologias digitais na adoção de novos métodos de ensino, que incluem as metodologias ativas, que preconizam papéis ativos para os alunos, enquanto o professor atua como mediador. Entre eles está o blended learning, com destaque para sala de aula invertida (FCR) e rodízio de estações (SR). O objetivo deste trabalho inclui o levantamento bibliográfico do uso de FCR e SR na disciplina de ciências na última década. Tem havido um uso crescente deles nos últimos anos, devido ao COVID-19, porém, ainda são escassos no ensino fundamental, principalmente em Ciências. Observou-se que suas aplicações estão concentradas em escolas públicas do eixo Sul-Sudeste, com autores em sua maioria vinculados a universidades públicas. Comparando os modelos, o FCR foi o preferido. Percebeu-se que os tópicos de química são negligenciados em relação à Biologia e/ou Física, demonstrando que há a necessidade de considerar os temas das três áreas de forma mais igualitária.
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