Nariz Optoeletrônico: Uma Ferramenta Poderosa para Discriminação de Misturas Voláteis
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220137Resumo
Os sistemas olfativos artificiais são capazes de responder a mudanças sutis na composição química de vapores e são utilizados como sensores em aplicações de controle de qualidade de alimentos, detecção de doenças e patógenos, área forense, dentre outros. Os narizes optoeletrônicos – também conhecidos como arranjo de sensores colorimétricos – pertencem a classe dos sistemas olfativos artificias e são baseados na resposta diferencial de uma série de reagentes colorimétricos com diferentes tipos de reatividade após a exposição aos voláteis de uma amostra. A resposta colorimétrica é obtida por meio da aquisição e processamento de imagens digitais para extração da informação de cor usando modelos apropriados (e.g. RGB). A seletividade deste tipo de abordagem não está relacionada com a reatividade específica entre um analito e o reagente, mas com a combinação das respostas dos elementos sensores e a criação de um padrão de resposta (fingerprint) único para a amostra em estudo. Assim como um detetive que coleta uma variedade de evidências, esses sistemas utilizam o conjunto de respostas gerado por um arranjo de elementos sensores para posteriormente relevar a identidade de determinada amostra. Neste artigo é apresentado uma revisão sobre os fundamentos, desenvolvimentos e as aplicações dos narizes optoeletrônicos em diversas áreas. Serão discutidas as principais interações entre os reagentes com os vapores e como as diferentes propriedades intermoleculares podem auxiliar no design de um arranjo de sensores capaz de discriminar amostras complexas e similares. Além disso, serão apresentadas as principais ferramentas quimiométricas utilizadas para manipulação do conjunto de dados obtidos e obtenção da classificação de amostras desconhecidas. Por fim, as aplicações em diferentes tipos de atividades, tais como no ramo alimentício, clínico, forense e da saúde serão discutidas. Pretende-se com esse artigo de revisão demonstrar o grande potencial dos narizes optoeletrônicos como sensores químicos, permitindo que diversos grupos de pesquisas passem a utilizar essa poderosa ferramenta na resolução de problemas analíticos complexos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.