Sequestrantes de Compostos de Enxofre para Petróleo
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220118Resumo
A presença de compostos de enxofre ativos em óleos crus é indesejável, pois, além de diminuir o valor de mercado do óleo, estes apresentam alta toxicidade, geram subprodutos da combustão que impactam o meio ambiente e estão relacionados a problemas operacionais de corrosão. Para minimizar e mitigar estes impactos, a remoção destes compostos do petróleo pode ser realizada empregando substâncias definidas como sequestrantes, que em contato com o óleo bruto irá diminuir o teor de enxofre ativo no óleo através da remoção ou conversão das espécies em produtos inertes. Os sequestrantes podem ser injetados diretamente na cabeça do poço durante a produção do petróleo ou em processos de pré-tratamento ao refino de petróleo. Esta revisão tem como objetivo apresentar uma literatura abrangente a respeito do uso de agentes sequestrantes para o tratamento de óleos brutos, além de apresentar uma breve descrição do desenvolvimento de novos agentes sequestrantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.