Síntese Direta de Nanopartículas de Ouro Conjugadas com a Enzima Tripsina: Aspectos Estruturais e Morfológicos
Síntese e caracterização de um nanobiocompósito constituído pela enzima tripsina, nanopartículas de ouro e o polímero polietilenoglicol
DOI:
https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220106Resumo
Esse trabalho reporta uma rápida e fácil rota de síntese de nanopartículas de ouro associadas à enzima Tripsina, em uma só etapa, como forma de estudar a interação existente na interface enzima/nanopartícula. Os resultados mostraram que a metodologia proposta da síntese foi eficiente, gerando o sistema nanobiconjugado nanopartícula de ouro revestido pela enzima tripsina e o polímero pilietileno glicol (NpAu- PEG-Tri). Através da espectroscopia na região do Ultra Violeta e Visível (UV-Vis) confirmou-se que há a formação da banda plasmônica de superfície do ouro em 524 nm. Os resultados da espectroscopia na região do infravermelho (FTIR) confirmaram as interações apenas de natureza eletrostática entre a enzima e a superfície da Nanopartícula de ouro através de deslocamentos de alguns modos vibracionais associados à estrutura da enzima. Morfologicamente, as imagens obtidas por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) mostraram Nanopartículas polidispersas e com geometria esférica, contendo uma camada enzimática na superfície da nanopartícula. Estudos de estabilidade espectroscópica do bionanoconjugado informaram que o sistema se mantém estável durante o tempo de 30 dias analisado sem perda significativa na absorbância máxima. Finalmente, esse material apresenta-se promissor para futuros estudos de interação da enzima tripsina e o seu respectivo substrato, uma vez que sua estrutura química se mantém inalterada diante da síntese proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.