Resumo
Perovskite solar cells (PSCs) are considered as an emerging technology, and they can achieve high solar energy conversion rates. However, PSCs present some challenges such as low stability when in moist and oxygen-containing atmosphere, and these need to be overcome so PSCs can be commercialized. Due to its varied properties - such as being a good electron acceptor and the ability to passivate trap states - Fullerene-C60 and its derivatives are widely used in PSCs as electron transport layers (ETLs), additives in perovskite films, and as an interlayer between perovskite and ETL interfaces. The use of Fullerene-C60 derivatives as additives and interlayers leads to improvements in PSCs efficiency: an improvement in the quality of film crystallization of perovskite, and better charge extraction performance from the device itself thus decreasing charge recombination rates on the perovskite surface. A great range of derivatives used in PSCs are composed of fulleropyrrolidines. In this review article the latest use of Fullerene-C60 derivatives will be showcased - specially fulleropyrrolidine derivatives - as additives and interlayers, and the impact of these derivatives on the performance of perovskite solar cells will be highlighted.
Biografia do Autor
Vivian Helene Diniz Araujo, Universidade Federal de Viçosa
Doutoranda em Química pelo PPGMQ-MG (UFV). Mestre em Química pelo Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Química-MG (UFV), com ênfase em síntese orgânica (2020). Especialista em Educação em Ciências pela UFMG (2019). Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal (2017). Bolsista de Iniciação Científica na área de síntese orgânica (2014/2015) e bolsista pelo PET EDUCAÇÃO/ UFV - campus Florestal (2015-2017). Professora designada do estado de MG.
Guilherme Martins Fernandes , Universidade Federal de Viçosa
Licenciando em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Técnico em Química realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), desde 2019. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), atuando no ensino médio na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende no ano de 2018-2019; Atualmente participo como bolsista no Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto, "Síntese e Estudos Por Ressonância Paramagnética Eletrônica de Novos Derivados", pela UFV.
Gustavo Campolina Costa, Universidade Federal de Viçosa
Licenciando em Química pela Universidade Federal Viçosa - Campus Florestal (UFV-CAF). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2020-2021). É membro do grupo de pesquisa de Síntese e Estudos Fotofísicos de Fuleropirrolidinas. Possui interesse nas áreas: Química Orgânica, ensino de Ciências e natureza da Ciência.
Leandro José dos Santos, Universidade Federal de Viçosa
Possui Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). Mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de derivados de carboidratos e tetrazólicos. Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), atuando na modificação química e estudos das propriedades do fulereno-C60. Pós-doutorado em Química pela Université Grenoble Alpes (2019), atuando no estudo de metodologias para a síntese de peptídeos cíclicos e obtenção de moléculas com potencial atividade biológica. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal, coordena projetos de pesquisa na área de síntese orgânica e participa de projetos de ensino.
Juliana Cristina Tristão, Universidade Federal de Viçosa
Possui doutorado em Química Inorgânica (2010), mestrado em Química Inorgânica (2007) e graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Realizou um estágio no Departamento de Química da Universidade de Montreal (Canadá, 2005) na área de síntese de nanotubos. Atualmente, é professora Associada da Universidade Federal de Viçosa onde leciona especialmente disciplinas na área de Química Analítica. Na área de Química, trabalhou com nanotecnologia aplicada a processos de importância ambiental e tecnológica se envolvendo com os seguintes temas: nanotubos de carbono, nanopartículas magnéticas a base de óxido de ferro, processos ambientais de adsorção, fenton heterogêneo, catálise heterogênea envolvendo nanopartículas, síntese de biodiesel e reaproveitamento de bio-óleo e biomassa. Tem também trabalhos de estudos de modificações de minerais para aplicações agrícolas e revegetação. Atualmente tem trabalhado com o reaproveitamento de rejeitos de minério de ferro e Grafite de KISH para usos tecnológicos e ambientais. Tem cinco pedidos de depósito de patentes. Além das atividades de pesquisa tecnológica, teve envolvimento com a área de Educação em Química e coordenou o PIBID-Química CAPES/MEC/UFV (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Atualmente é coordenadora local na UFV-Florestal do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Química de Minas Gerais. Mãe de duas filhas, esteve em licença maternidade em 2016 e 2018.
Seção
Número Especial: Química para o Desenvolvimento Sustentável
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Virtual de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.