Conversão Catalítica do Ácido Levulínico em Produtos de maior Valor Agregado: Rotas Sustentáveis para Produção de Ésteres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21577/1984-6835.20220093

Resumo

The current increase in demand for chemical products has taken the search for new sources of non-fossil raw material, in particular lignocellulosic biomass and oilseed biomass. The use of lignocellulosic raw materials can bring benefits to countries with large territorial extensions and high biomass productivity, among which Brazil occupies a prominent place. Biomass is a cheap, renewable raw material that can be used to produce different chemical products, including levulinic acid, which is obtained from the acid hydrolysis of lignocellulose carbohydrates. Levulinic acid is an excellent starting point for the production of various chemical products of high value-added, such as ɣ-valeroctone, aminolevulinic acid, N-5-methyl-2-pyrrolidones or alkyl levulinate. This review will be presented the catalytic routes to obtain alkyl levulinate from the esterification reaction of levulinic acid with alcohols as well the application of the esters as additives of fuels and as a lubricant.

Biografia do Autor

William Pinheiro, UFAM

Possui graduação em Química pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Atualmente é doutorando pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Química Ambiental. Link dos certificados Google Drive: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/15xTJJQN_ACbVku7Paad5f2dZ6a6PSnsh

Flávio Augusto de Freitas, Centro de Biotecnologia da Amazônia e Universidade Federal do Amazonas

Nascido em São Miguel - RN, graduou-se em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, com experiência em análises de águas, tratamento de efluentes sintéticos utilizando bioadsorventes para remoção de metais pesados e análises fitoquímicas de plantas medicinais. Mestre em ciências (Química) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase na síntese de surfactantes provenientes de rejeitos da indústria do Biodiesel para utilização na indústria do petróleo e também síntese de biodiesel utilizando diferentes catalisadores e aquecimento por micro-ondas. Participou do Programa Químico de Petróleo (PRH-01) do Instituto de Química da UFRJ. Doutor em ciências (Química) também pela UFRJ com síntese e caracterização de surfactantes e sílicas mesoporosas para uso em Recuperação Avançada de Petróleo (EOR) e Fluidos de Perfuração. Doutorado Sanduíche pela Università Degli Studi di Pisa - Itália (2014), trabalhando com catálise para síntese de novos surfactantes. Professor e Pesquisador Visitante na Universidade do Estado do Amazonas (2016), desenvolvendo catalisadores para a síntese de biodiesel e surfactantes, bem como na utilização de bioadsorventes no tratamento de contaminantes emergentes, principalmente agrotóxicos. Professor de Química Inorgânica na Universidade Federal do Amazonas (2017). Pesquisador do Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA (2016-2017), trabalhando na quantificação de compostos fenólicos em frutas amazônicas, bem como na quantificação de metais em amostras de solo e água. Pós-doutoramento pela Curtin University - Austrália, trabalhando com simulações de dinâmica molecular para aplicação em EOR e sequestro de CO2. Atualmente vem trabalhando no desenvolvimento de novos materiais a partir de rejeitos lignocelulósicos.

 

Elizabeth R. Lachter, UFRJ

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Doutorado-sanduíche em Química Orgânica – Centre National de la Recherche Scientifique (outubro de 1987 a janeiro de 1988). É Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de biodiesel; síntese, caracterização e atividade catalítica de fosfato de niobio; síntese e caracterização de materiais mesoporosos com ênfase em silicas mesoporosas e fosfato de nióbio mesoporoso e aplicação de resinas trocadoras de cations como catalisadores em reações orgânicas. Vem atuando também na síntese de derivados de glicerol e de biomassa celulósica como lubrificantes e surfactantes para a formulação de fluidos de perfuração de base aquosa e base óleo. Faz parte do “Grupo de Fluidos e Materiais Poliméricos Multifásicos” (FLUMAT) do Instituto de Química da UFRJ desde 1999.

Downloads

Publicado

26-05-2022

Edição

Seção

Número Especial: Química para o Desenvolvimento Sustentável